O Impacto do Alcoolismo dos Pais na Adolescência dos Filhos.

07/01/2018

O alcoolismo tem se apresentado como um dos problemas de maior relevância na saúde pública, como causador de mortes no transito, conflitos familiares e afetivos, separações, violência doméstica, abandono no trabalho e na escola.

Beber excessivamente gera um grande estresse no ambiente familiar. O ato de beber para diminuir a ansiedade, aumenta a tensão da família, tornando um circulo sem fim, criando um padrão de funcionamento familiar adoecido. Os filhos de alcoolista tem sido apontado como grupo de risco psiquiátrico e outros problemas, por exemplo:

  1. Comportamental (brigas, violências) e dificuldades escolares.
  2. Comunicação (linguagem difusa, agressiva) e de vivencia de medos.
  3. Abuso de álcool e de outras drogas.

Muitos desses problemas se exacerbam na adolescência, É uma fase que requer muita habilidade dos pais, pois é um período de inquietações e turbulências para os filhos. Quando essa fase vem acompanhada de problemas familiares implica em um desdobramento ainda maior.

Um dos pontos relevantes para estudos dessa problemática social, é que, as terapias familiares tem trazido boas respostas a essas questões,  visando os mitos, os conflitos, os rituais,  os padrões de funcionamentos e de interações.

Historicamente, a família tem como função, possibilitar o desenvolvimento saudável, garantir os cuidados necessários pra sobrevivência da especie, garantir a socialização e transmitir valores aos seus membros.

Cada um, independente onde esteja ou do que tenha feito, tem condições de redefinir caminhos. Responsabilidade é criação, realização e envolvimento com as escolhas.

Andréa Pontes

Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora